top of page

BIM de mãos dadas com os escritórios de arquitetura

Utilizado por diversos profissionais ao redor do mundo desde a década de 1980, muito ainda discute-se sobre há quanto tempo o Building Information Modeling “chegou” ao Brasil; contudo, talvez, a mais importante discussão quando se fala em BIM não seja a quantidade de anos que o modelo deu as caras em terras tupiniquins, mas sim o quanto queremos – e precisamos – adotá-lo plenamente na arquitetura brasileira.

Com influência positiva e profunda desde o processo operacional até o fim de uma construção, o papel exercido pelo BIM vai muito além do propósito de evitar erros e desperdícios, pois sua interoperabilidade - uma das grandes sacadas da ferramenta - possibilita o alinhamento de uma série de dados produzidos por profissionais de diferentes áreas, e que usam softwares diversos.

O processo projetual pode ser visto como um grande diálogo e, dessa forma, qualquer ruído que interfira nessa comunicação afetará a plena compreensão do resultado final.

Por exemplo, em um sistema convencional, os projetos de arquitetura são posteriormente complementados por hidráulica, elétrica, paisagismo e outros; inclusive, entra nesse contexto até a área administrativa, responsável pelo controle de compras, orçamento, planejamento, recursos humanos, etc. Com BIM, a ideia é que as várias inserções que acontecem ao longo do caminho conversem entre si e indiquem soluções integradas automaticamente. Para o arquiteto, a primeira vantagem do BIM é garantir que sua intenção, desde etapas conceituais, seja plenamente comunicada às partes técnicas e administrativas da cadeia.

Mas afinal, como os escritórios de arquitetura podem se beneficiar

com o Building Information Modeling? O modelo permite que a arquitetura seja integrada à engenharia, inclusive a sustentável. E não é apenas no design, mas também no processo de execução e como juntar todas as partes do projeto. Um bom exemplo sobre BIM na arquitetura é o teatro Jimbocho, em Tóquio, idealizado pela empresa Nikken Sekkei, uma das maiores empresas de arquitetura do Japão. A estrutura do prédio foi desenhada em três meses e o projeto era bem complexo e com grandes desafios, como a fachada, geometricamente facetada; porém, com o uso do BIM, a obra foi entregue em 15 meses e não houve desperdício de material e retrabalhos.

E já que estamos falando na redução de gastos e tempo, cabe ressaltar que a implantação do BIM seria muito bem-vinda nas licitações contratadas pelo governo, afinal, a execução de grandes obras no Brasil, infelizmente, tornou-se sinônimo de corrupção. Apesar de tanta roubalheira, há luz no fim do túnel, pois o modelo tem sido visto com bons olhos por alguns integrantes da Comissão de Revisão da Lei de Licitações, que estuda exigir que obras orçadas a partir de R$ 7 milhões só possam participar do processo licitatório tendo BIM.

O que achou deste artigo?

Nos dê um feedback!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga a S7 e inspire-se!
  • transparente qua
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Quer saber mais?

Preencha o formulário abaixo, para que possamos entrar em contato.

Obrigado! Em breve entraremos em contato.

bottom of page